Na verdade esta adaptação do Rugby pro Haxball está mais para um esporte a parte do que para o Rugby. Principalmente devido a ausência da regra de Offside (Impedimento) no nosso jogo. Isso pode parecer detalhe mas muda tudo completamente.
No Rugby, se no momento que o time realiza um chute para frente, um jogador está a frente da linha da bola, este não pode interferir na jogada de maneira alguma, pois cometeria a falta grave do impedimento. Uma falta grave no Rugby oferece ao time rival a chance de chutar para os postes para marcar 3 pontos ou a chance de chutar para lateral e cobrar o lateral para ganhar território.
Mas mesmo assim vou falar aqui um pouco sobre cada posição no Rugby.
No Rugby, as posições são definidas pelos números nas camisas, muitas vezes as posições são referidas usando somente seus números. Isso, porém, não impede da numeração estar diferente durante o jogo. As seguintes posições são aplicadas na modalidade XV (15 de cada lado). Para as modalidades 7-a-side e 10-a-side há algumas modificações.

#1 a #8 - Forwards (Frentes)
São 8 forwards em um time e eles tendem a ser jogadores maiores, mais fortes e mais pesados. Eles também são coletivamente conhecidos como "pack" ou "pack de forwards". São os jogadores que compõe as formações de scrum, lateral (line-out) e volante (maul).Uma gama de atribuições é dada aos forwards como um todo. Diversos atributos físicos, competências e qualidades são necessárias dentro do grupo.
Pilar - #1 e #3
Os pilares são jogadores que formam, junto com o Hooker, a linha de frente do scrum. O #1 é o Pilar Esquerdo (Loosehead Prop) e o #3 o Pilar Direito (Tighthead prop). Tipicamente pilares devem ter pescoços curtos e ombros largos por causa da força que é passa por toda coluna do jogador na hora do scrum. Idealmente ambos pilares devem ter a mesma altura para fornecer estabilidade ao hooker.Hooker (Br) ou talonador (Pt) - #2
Também conhecido como "Talonador". Entre os 8 jogadores que formam os "forwards", o Hooker tem duas grandes responsabilidades importantes:- Eles hookeiam (puxam, também chamado de 'pinçar') a bola no scrum, para que a mesma seja retirada pelo scrum-half ou pelo Oitavo no fim do scrum;
- Lançar a bola para o line-out na lateral.
Por fazer parte da Primeira Linha é normalmente forte e com muita resistência física. Para o hooker é muito importante força nos braços e costas já que estes tem que segurar com toda força possível os pilares no scrum. Ainda é importante flexibilidade para poder hookear a bola enquanto o scrum estiver formado.
Segunda Linha - #4 e #5
Os jogadores de Segunda Linha costumam ser altos, fortes e devem ter muita habilidade de manuseio da bola.
No Scrum, são responsáveis por quase toda força para frente. Por tal razão as vezes são chamados de " a casa de máquina do scrum". Para tal devem manter as costas retas e abraçarem-se o mais forte possível.
Asa - #6 e #7
Os asas são normalmente os maiores tackleadores do jogo, frequentemente conhecidos por roubarem bolas em rucks e mauls, tem de ser ágeis e versáteis já que podem integrar a linha numa tentativa de ataque, assim como podem pular no line-out e formar/limpar rucks e mauls.
O Asa Aberto (#7) é normalmente o asa mais rápido. O Asa Cego (#6), por sua vez, costuma ser mais forte. Ambos porém possuem muita resistência física, tackles bons e incisivos, força, velocidade e muita habilidade no geral(manuseio da bola, passe, contato, etc).
Número 8 (Oitavo)- #8
O número 8 é o terceiro membro da Terceira linha, assim como os asas, deve ser forte, resistente e ter um bom tackle.
Por ser o jogador que controla a bola atrás do scrum, também tem que ter uma explosão muscular boa e habilidades de ataque possibilitando jogadas pela base do scrum eficientemente.
Por ser um terceira Linha, suas funções são as mesmas dos asas, mas tipicamente é o último jogador no lineout e pega bolas que os puladores não conseguiram pegar.
#9 ao #15 - Backs (Costas)
São 7 backs em um time de rugby. Eles tendem a ser menores do que os forwards, mas as vezes é difícil de dizer isso sem antes olhar para os números!
Os backs não tomam parte em scrums e laterais.Os backs são os jogadores dispersos por toda parte do campo localizada atrás da linha de disputa de bola. São virtualmente espectadores, esperando ver quem ganha a posse da bola. Dependendo de quem ganha a bola, irão atacar ou defender sua própria posição no campo.
Os backs fornecem mais da velocidade, agilidade e evasão necessárias em muitos casos para marcar trys.
Os costas requerem boas habilidades individuais em correr, passar, receber, chutar e tacklear.
Os backs se aproveitam do movimento da bola para enxergar falhas na defesa. Quando uma falha é encontrada, eles ainda se dão o dever de carregar a bola através dos adversários usando tanto velocidade quanto astúcia.Os backs se dividem em 4 categorias: os half-backs (meio-costas), os centros, os asas e o fullback.
Scrum-Half ou Formação(Meio-scrum) - #9
O Scrum-half(Também conhecido como Meio-scrum, half-scrum, médio formação, 9) é o jogador de ligação entre a linha e os forwards. Ele introduz a bola no scrum e a retira, assim como recebe a bola dos forwards no lateral, fazendo a transição para a linha. Também orienta os forwards nos rucks e mauls.
Precisam ter o passe preciso e rápido para ambos os lados, visão de jogo e pensamento rápido. É um jogador chave para o desenvolvimento do jogo.
Responsável por mandar nos forwards deve ter um caráter forte e muita personalidade afim de explorar as diversas possibilidades de jogo que lhe são apresentadas. Deve dominar todos os tipos de passe à perfeição, sejam curtos, longos, rápidos ou lentos. Seus chutes devem ser ágeis e seguros para não sofrer da pressão da oposição em chutes na base de rucks e mauls.
Tem muito manuseio de bola já que precisa passar a bola do jeito que a recebe no line-out, no scrum, em mauls e rucks, porém não tem muitas oportunidades de correr com a bola.
Em defesa são responsáveis pelo primeiro tackle em saídas pela base do scrum, assim como todos jogadores, devem possuir um bom tackle.
Abertura - #10
É provavelmente o jogador que mais exerce influência no jogo, é o cérebro da equipe. É quem toma as decisões da linha. É o jogador mais visado pela oposição por esta razão.
A recepção de bola do abertura tem que ser perfeita já que todas as bolas da linha passam por ele. O seus passes, para os dois lados, devem ser rápidos longos e precisos, precisa saber executar eficientemente salteios, relevos e cruzas conforme a partida exigir. Possui muita visão de jogo.
Além de passes o abertura tipicamente é responsável pelos chutes, podendo executar tranqüilamente quaisquer dos vários tipos de chute independente de pressão da oposição ou posição em relação ao campo, chutando com as duas pernas.
O abertura precisa ter braços fortes para os passes e mudança de velocidade e direção eficiente na corrida para poder desviar da oposição, que o visa constantemente.
Em defesa precisa ter tackles fortes e técnicos já que muitas vezes a oposição tem como objetivo inutilizar este jogador.
Primeiro Centro - #12
O Primeiro Centro junto com Segundo centro, Pontas e Full Back, são os principais executadores das jogadas de ataque, através de complicadas jogadas estão sempre dando investidas contra a defesa. Tem que realizar cruzas, relevos, salteios, dummy's, sidesteps e hand-offs, além dos mais variados passes.
Deve conseguir executar as jogadas chamadas pelo abertura e improvisar quando necessário, é um pouco mais pesado que o segundo centro já que possui menos velocidade.
O passe necessita ser preciso para ambos os lados. Precisam ter muita agilidade para mudarem a direção da corrida rapidamente afim de desviar da oposição.
Na defesa devem ter tackles técnicos e duros já que sempre pegam a oposição em velocidade.
Segundo Centro - #13
Junto com Primeiro Centro, Pontas e Full Back, são os principais executadores das jogadas de ataque, através de complicadas jogadas estão sempre dando investidas contra a defesa. Deve conseguir realizar cruzas, relevos, salteios, dummy's, sidesteps e hand-offs.
O Segundo Centro é o jogador que explora os espaços e erros na defesa adversária. Eles "furam" a defesa avançando no campo e abrindo espaços para os Pontas. Também precisam ser grandes "tackleadores".
Normalmente menor que o Primeiro Centro fisicamente, mas com muito mais velocidade. Suas habilidades de passe ainda são importantes, mas menos que a do #12.
Ponta - #11 e #14
Conhecidos como finalizadores de jogadas, são os 'homens try' do jogo. Tipicamente são os últimos a receber a bola, sua habilidade principal é a velocidade e recepção de bola, porém se conseguir ter Agilidade e força, fica 'um jogador muito diferenciado'.
O Ponta Cego (#11) normalmente tem mais aceleração e é mais forte, este posiciona-se no lado fechado do campo, onde normalmente ficam os forwards, porém mais recuado. O Ponta Aberto (#14) tem mais velocidade final e menos aceleração, tipicamente é menor fisicamente, fica do lado do segundo centro, perto da lateral oposta do Ponta Cego.
Alguns times, porém, jogam com a estratégia de Ponta Esquerdo (#11) e Ponta Direito (#14), neste caso as posições tem os mesmos requerimentos.
Os pontas devem receber a bola dos centros em alta velocidade, mas ainda tem que desviar do ponta oposto e ainda do full back, o último homem. Por tal razão tem que ser bons em desviar e 'quebrar' tackles, ainda mais perto da lateral, o habitat natural do ponta. Dominar chutes, principalmente o grubber kick(rasteiro) e o chip kick(balãozinho), também é uma habilidade útil para os pontas.
Em defesa não só tem que ter tackles eficientes para parar o ponta do outro time, como tem que ter posicionamento perfeito em caso de chutes, sabendo quando e aonde se posicionar no fundo do campo. Sua recepção de bola deve ser perfeita.
Fullback - #15
O Full-back(também conhecido como 'Defesa') hoje em dia tem que ser um jogador completo. Ele é frequentemente o ultimo homem na linha de defesa ou o primeiro homem nas jogadas de ataque. Precisam ser ótimos receptores, pois são eles que usualmente recebem os chutes adversários. Tem que ter uma excelente visão de jogo já que precisa achar buracos na defesa adversária mesmo quando estiver no fundo do campo.
Seus chutes devem ser fortes e precisos, principalmente o Up and Under(balão) e os chutes para fora. Porque são muito usados para aliviar a pressão contra eles.
Em ataque pode integrar a linha de ataque em qualquer posição, conforme a jogada exigir, sempre em velocidade. Ou pode executar jogadas de ataque com chutes em buracos da defesa.
Em defesa devem conseguir posicionar-se para receber chutes no fundo e dar tackles certeiros independente do tamanho ou velocidade do adversário.
Bibliografia:
http://pt.wikibooks.org/wiki/Guia_do_Rugby/Jogadores/Posi%C3%A7%C3%B5es
http://www.rugby-sidestep-central.com/rugby-teams.html
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